Gatos com FIV e FeLV : saiba o que são essas doenças e como fornecer conforto ao animal
Conhecidas como a leucemia e o HIV felino, tais doenças não possuem
cura mas se identificadas cedo garantem tratamento e bem estar ao gato
A médica veterinária especialista em felinos, Kayne Kathryn Sganzerla (36) explica que a FIV “é o vírus da imunodeficiência felina ou AIDS felina, que acarreta em imunossupressão, o ato de debilitar o sistema imunológico, deixando o gato predisposto a infecções de caráter crônico”.
Já a FeLV “é o vírus da leucemia felina, além de causar imunossupressão, pode causar neoplasias e doenças mieloproliferativas como anemias, linfomas e leucemias”. Ambas acabam por diminuir a expectativa e qualidade de vida do animal.
A transmissão ocorre somente entre os gatinhos e principalmente a partir de arranhões feitos do infectado ao saudável, e assim que identificada a infecção, através um teste sorológico indicando positivo deve-se separar os doentes dos saudáveis, visto que é uma doença contagiosa.
Alguns mitos sobre a FIV e FeLV que você deveria saber :
· A FIV e FeLV não podem ser prevenidas;
· Gato infectado com FeLV pode tomar a vacina contra a doença;
Criar os gatos indoor, ou seja, não permitir que eles saiam de suas residências é a melhor forma de prevenção. E infelizmente uma vez que o gato fora infectado tanto com FIV quanto com FeLV não há cura.
A qualidade de vida do animal doente pode ser resumida com visitas frequentes ao veterinário, porém “evitar situações que favoreçam imunossupressão, como o estresse, por exemplo, para que o vírus não se multiplique de forma descontrolada” diz Kayne.
A adoção de gatos comprometidos com tais infecções é algo possível, porém muitos acabam abandonados à própria sorte ou em ONG’s, visto que muitas vezes se trata de uma adoção que acarretará em custos futuros necessários.
Entretanto não se trata de condições financeiras apenas, todo bichano merece um lar com muito carinho e amor, e você pode ser a pessoa certa!
Foto: Bayer Pet |
0 comentários